Edital Dicas

COLETÂNEA 5 – A TERCEIRIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES.

Download2

Este é o quinto tema a ser apresentado pela Gelre Coletânea – Série Estudos do Trabalho -, iniciativa da Gelre, empresa especializada em Relações Humanas no Trabalho. A exemplo dos anteriores, este ensaio inédito resulta da parceria entre a empresa de RH e uma universidade, no caso a Federal de Santa Catarina onde o autor atua como professor. Essa série visa colaborar com o desenvolvimento da rede de relações que envolvem o setor trabalhista no Brasil, desta vez provocando a discussão sobre a terceirização e sua utilização no mercado de trabalho brasileiro.

COLETÂNEA 4 – NOSSA TERRA TEM MAIS VIDA: AGRICULTURA E EMPREGO NA VIRADA DO MILÊNIO.

Download2

Trata-se da quarta edição da Coletânea Gelre – Série Estudos do Trabalho, que apresenta o perfil da evolução do emprego rural no Brasil, a partir de uma perspectiva histórica além de apresentar perspectivas de emprego, apontando oportunidades e restrições do mercado de trabalho rural no país.  A pesquisa é de autoria do professor Henrique de Barros (economista, professor da UFRPE e Fundação Joaquim Nabuco, Recife), que desenvolveu o estudo por meio de uma parceria com a Gelre.

COLETÂNEA 3 – SEXO FRÁGIL? EVIDÊNCIAS SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO.

Download2

Trata-se da terceira edição da Coletânea Gelre – Série Estudos do Trabalho, que apresenta a evolução da taxa de atividade e desemprego da mulher, analisando os diferenciais de rendimento por sexo e as questões relativas à discriminação no mercado de trabalho. A pesquisa é de autoria das professoras Ana Flávia Machado, Ana Maria Hermeto Camilo e Simone Wajnman, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, que desenvolveram o estudo por meio de uma parceria com a Gelre.

COLETÂNEA 2 – OS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL.

Download2

A pesquisa é a segunda da Coletânea Gelre – Série Estudos do Trabalho. Resulta de uma parceria entre a Gelre e o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa e economia. Apresenta a taxa de desemprego de jovens em diversas regiões do País, associando este cenário às condições sócio-econômicas deste público, bem como à qualidade de ensino das escolas.

COLETÂNEA 1  – BRASIL – ESTAGNAÇÃO E CRISE.

Download

A pesquisa é a primeira da Coletânea Gelre – Série Estudos do Trabalho. Resulta de inovadora parceria entre a Gelre e o CESIT – Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, da Unicamp. Apresenta as consequências sociais do baixo crescimento econômico e da queda da participação dos rendimentos do trabalho na renda nacional nas principais capitais do País, cobrindo o período de 1981 a 2002.